Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Prática 5 - Laminário Permanente.


Nesta imagem temos um corte transversal onde é possível observar a Glândula onde se acumulam os Óleos Essenciais.




Por: Roberth Bruno - 2º Período - Noturno - Funorte 

10 comentários:

  1. A liberação dos Óleos Essenciais ocorre quando a planta é mordida por um herbívoro, ao ser mordida ela libera o óleo essencial atraindo o predador, esse processo é chamado de Interação Tritrófica porque envolve três indivíduos sendo eles planta,herbívoro e predador.

    ResponderExcluir
  2. Interação Tritrófica, Trófico(alimento) Tri (três) Três alimentos, a planta que por sua vez é mordida por um herbívoro e como defesa mecânica libera o óleo essencial atraindo assim os predadores(insetos) pelo cheiro(óleo essencial)que irá se alimentar dos herbívoros.

    ResponderExcluir
  3. Após ser comido pela larva, a planta libera um óleo atraindo vespas. Interação Tritrófica..

    ResponderExcluir
  4. Os óleos essenciais compreendem uma mistura de substâncias voláteis extraída de plantas. Podem se revelar como matérias-primas de importância para as indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia, sendo geralmente os componentes de ação terapêutica de plantas medicinais.

    ResponderExcluir
  5. Nessa lâmina visualizou-se ,o óleo essencial proveniente do eucalipto ,que ocorrem principalmente nas folhas por glândulas ,a ocorrência deste óleo essencial está relacionada com a defesa química .

    ResponderExcluir
  6. Óleo Essencial são substâncias orgânicas, puras, voláteis e extremamente potentes.

    ResponderExcluir
  7. esses óleos essencias producidos pela plata server como defesa contra as larvas.quando a larva ataca a planta ela libera esses oleos q atraem as vespas q sâo predadores das larvas,q atacam as lavas livrando a planta das larvas e ainda se alimentando essa defesa e chamada interacão tritófica

    ResponderExcluir
  8. Essa lamina e da família Myrtaceae. Óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis extraídos de plantas aromáticas por processos de destilação, compressão de frutos ou extração com o uso de solventes. Geralmente são altamente complexos, compostos às vezes de mais de uma centena de componentes químicos.
    Um óleo essencial é um produto obtido por um processo físico específico. Óleos essenciais são misturas complexas, contendo várias dezenas ou mesmo algumas centenas de substâncias com composição química variada, obtidas através da técnica de hidrodestilação.

    ResponderExcluir
  9. Os óleos essensiais é uma substâncias liberadas por alguns vegetais ao ser mordido por insetos,pelo aroma atrai predadores que atacam os insetos,isso é interação tritrófica (planta,herbívoro e predador).
    Os óleos essênciais também são usados como matéria-prima na indústria cosmética,farmacêutica e alímenticia.

    ResponderExcluir
  10. Dependendo da espécie vegetal em questão, os óleos essenciais podem estar presentes em diferentes partes, tais como (folhas, flores, madeira, ramos, galhos, frutos, rizomas) e raízes. Após sua biossíntese, são armazenados em células e locais especiais, tais como dutos, canais e bolsas secretoras, além de tricomas e glândulas. Estão presentes principalmente em espécies das famílias Apiaceae, Lauraceae, Myristicaceae, Lamiaceae, Asteraceae, Myrtaceae, Rosaceae, Piperaceae e Rutaceae, as quais podem ser encontradas em praticamente todos os continentes.

    ResponderExcluir