Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Prática 3

Prática 3: Introdução ao trabalho de microscopia

INTRODUÇÃO

A curiosidade humana e o fantástico mundo científico apresentaram, dentre inúmeras outras descobertas, o microscópio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos. O crédito por essa incrível invenção foi dado, em 1591, aos holandeses Hans Janssen e Zacarias, fabricantes de óculos. Eles ampliavam as imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo. Posteriormente, o holandês Antonie van Leewenhoek construiu microscópios de apenas uma lente, pequena e quase esférica, entre duas placas de cobre, aperfeiçoando o instrumento. Ele foi o primeiro a utilizar o microscópio visando o entendimento da natureza e por isso estudou materiais como água estagnada, embriões de plantas, sangue, esperma e visualizou micro-organismos.

OBJETIVO

O objetivo desta prática se dá da necessidade de conhecer as estruturas do microscópio óptico e aplicar estes conhecimentos as necessidades da disciplina, pesquisa e extensão.

MATERIAL E MÉTODO:
1 microscópio óptico;
1 lâmina; 1 lamínula;
1 ml de óleo de imersão;
1 conta- gotas ou pipeta de Pasteur  
1 fio de cabelo ou 1 batata- inglesa(pequena).

Antes de utilizar o microscópio e após o uso, deixar o mesmo com a mesa abaixada ao máximo e a objetiva 4 alinhada. Após a posição fundamental do microscópio ajustada, foi colocada a lâmina com preparação sobre a mesa, por entre as garras do charriot; a lâmina foi centralizada; em seguida a mesa foi levantada ao máximo utilizando o macrométrico; observando pela ocular, desceu-se a mesa utilizando também o macrométrico até a imagem aparecer no campo visual; em seguida utilizou-se a focalização micrométrica, para maior ampliação da imagem girou-se o revólver em sentido horário e engatou a próxima objetiva; foi ajustado novamente o foco através somente do micrométrico em seguida após a visualização antes de retirar a lâmina do microscópio, o revólver é girado em sentido anti- horário até alinhar novamente na objetiva 4. A objetiva 100 (de imersão) foi utilizada para focalizar a mesma estrutura a ser observada na objetiva 4; nesta foi colocado uma gota de óleo de imersão sobre o centro iluminado da lâmina; em seguida o revólver foi girado no sentido anti- horário na posição da objetiva 100(imersão); nunca ajustar o foco pelo macrométrico nesta objetiva sempre pelo micrométrico e posterior a focalização a lâmina foi retirada do microscópio, girando o revólver em sentido horário e alinhado a objetiva 4. Sendo que ao término da aula sempre deixar o microscópio na posição fundamental.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A Prática descrita acima, tem grande importância para o aprendizado em técnicas de microscopia, pois são técnicas de grande valia para todo o curso, sendo que grande parte da sala não tinha conhecimento quanto a manipulação da objetiva 100.

CONCLUSÃO
Foi realizado com grande êxito o conhecimento e manipulação do microscópio conforme todos os métodos passados.

Referência:

JUNQUEIRA E CARNEIRO. Histologia básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1971. cap.1, p. 04-09.


Por: Tayrine B de Souza - 2º Período Farmácia Funorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário